Restauração Documental
Essa etapa é facultativa, o que significa que nem todos os documentos precisam ser restaurados. Durante a fase de higienização, examinamos cuidadosamente cada documento para determinar se ele precisa passar pelo processo de restauração.
Se identificarmos documentos que estão rasgados ou muito amassados, os colocamos sobre uma superfície especial chamada mata-borrão e realizamos uma restauração minuciosa, utilizando ferramentas como régua, cotonete, pinça, espátula e água deionizada.
Além disso, empregamos uma cola específica feita artesanalmente, juntamente com o Washi, um tipo de papel japonês tradicional produzido manualmente a partir de fibras de casca de árvores específicas. No próximo passo, cobrimos o documento com um tecido fino conhecido como Voil e utilizamos um ferro de passar para fixar a cola e nivelar o documento. Se você quiser ver o processo passo a passo, pode acessar os vídeos em nossa conta do Instagram. Clique aqui para assistir! A seguir você também pode conferir algumas imagens de Antes e Depois e o processo de restauração em time-lapse!
Vamos dar uma olhada nos detalhes?
O documento abaixo, além de amassado e rasgado, também estava com seus selos soltos. Foi necessário realizar uma espécie de quebra-cabeça com seus pedaços para que ele pudesse ser restaurado. Confira as imagens.
Antes
depois
Antes
depois
selos soltos
Mãos à obra!
Assista o processo de restauração desse documento em time-lapse.