CATALOGAÇÃO

Os bolsistas de Iniciação Científica têm a tarefa de elaborar o catálogo do Fundo do Arquivo Público Municipal. Enquanto isso, a equipe encarregada de catalogar o Fundo da I Vara Criminal é composta pela Residente Técnica, dois bolsistas do projeto USF e uma voluntária.


O catálogo serve como a primeira ferramenta de pesquisa e é elaborado seguindo as diretrizes da NOBRADE (Norma Brasileira de Descrição Arquivística). Para isso, os catalogadores examinam os documentos e os descrevem considerando vários aspectos, como o tipo de documento, o tema, a data e outros. Esse procedimento é essencial para garantir a correta identificação de cada documento e facilitar sua posterior localização. Uma das etapas cruciais desse processo é o estudo paleográfico, que envolve a análise de escritos antigos. Embora alguns documentos sejam datilografados, a maioria é escrita à mão e, por vezes, a caligrafia pode ser difícil de compreender. No entanto, por meio da paleografia, é possível examinar esses documentos de forma mais aprofundada.


A equipe de catalogação do Fundo documental da I Vara Criminal. Antes de efetivamente catalogar esses documentos, passou por um período de preparação para que pudesse compreender o vocabulário jurídico, familiarizando-se com abreviaturas e a estrutura dos processos. Além de obter conhecimento da legislação vigente da época, devido a variedade de leis penais no Brasil ao longo do tempo.


next arrow icon