NOSSOS PROJETOS E SEUS OBJETIVOS
RESIDENCIA TÉCNICA
(RESTEC)
O Programa de Residência Técnica, estabelecido em colaboração com Instituições de Ensino Superior no Paraná, visa oferecer experiência prática aos alunos matriculados no Curso de Residência Técnica e na Pós-Graduação em Gestão Cultural, promovendo seu desenvolvimento tanto para a vida cidadã quanto para o mercado de trabalho.
No CDoc.H, a bolsista RESTEC desempenha um papel integrante na equipe gestora, contribuindo para as atividades administrativas do local. Além disso, ela também está envolvida na organização e preparação do catálogo da I Vara Criminal de Paranaguá, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE)
UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS (USF)
JUN/2023-JUL,2024
O projeto tem como propósito promover reflexões e fomentar debates sobre práticas e ações relacionadas aos arquivos, por meio do diálogo entre diversas instituições, a sociedade e os usuários. Um Centro de Documentação desempenha um papel crucial na preservação, guarda, acesso e divulgação de registros que representam diferentes períodos da vida. Essas ações estratégicas são desempenhadas pelos bolsistas que, no exercício de seus ofícios, contribuem cotidianamente para que a relevância do vivido no passado siga ativa no presente e no futuro.
Os objetivos são: preservar o patrimônio documental mantido pelo CDoc.H; Estabelecer diálogo com outras instituições de memória no município com o objetivo de desenvolver iniciativas educativas e preservacionistas conjuntas. Tornar acessível ao público a documentação histórica envolvida no projeto. Promover debates e incentivar reflexões sobre a importância da preservação dos arquivos e seu impacto na cultura local. Estimular o desenvolvimento de políticas de memória na região. Proporcionar oportunidades de aprendizado prático aos estudantes do curso de Licenciatura em História na UNESPAR.
INICIAÇÃO CIENTIFÍCA
(IC)
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O objetivo dos projetos tanto PIBIS quanto PIBEX busca promover reflexões sobre a importância da preservação de arquivos históricos e suas relações com a memória, estimulando debates sobre políticas de memória. Ao envolver a comunidade, acadêmicos de História e outros da Unespar Campus de Paranaguá com a documentação histórica do acervo do CDoc. H Litoral, visa impulsionar o interesse pela história, memória e conservação de documentos, especialmente os relativos a Paranaguá, PR.
Entre os objetivos específicos estão despertar o interesse da comunidade pela história e memória por meio da documentação histórica do acervo do CDoc. H Litoral, realizar a troca de saberes entre Universidade, escolas, comunidade e instituições de memória por meio de ações educativas, divulgar as potencialidades do acervo documental para acadêmicos e a comunidade em geral através de palestras e oficinas, contribuir na organização dos documentos provenientes do Arquivo Municipal de Paranaguá e da I Vara Criminal de Paranaguá sob guarda do CDoc/H. Litoral, inventariar a documentação histórica do projeto para torná-la pública, debater e estimular reflexões sobre a importância da preservação dos arquivos, legislações relacionadas e políticas de memória.
PIBIS E PIBEX
VOLUNTARIADO
Podem ser voluntários(as) no Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná pessoas regularmente matriculadas em algum curso superior, preferencialmente os acadêmicos dos curso de História, Arquivologia e Museologia ou profissionais graduados. No voluntariado do CDoc.H Litoral, os participantes realizam atividades voltadas para a educação patrimonial, por meio de visitas guiadas, assim como das atividades de preservação dos fundos documentais, tais como: higienização, congelamento, restauração e organização do acervo. Além disso, o(a) voluntário(a) também participa das reuniões de estudos que ocorrem uma vez por semana. Durante a semana, o(a) voluntário(a) necessita realizar uma carga horária de 12 horas semanais. Esta carga horária pode ser utilizada como atividades complementares, observando a normativa de cada curso. A categoria não gera vínculo empregatício e ao final do voluntariado, os participantes receberão certificado institucional.